quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sobre o assédio on-line

Olá caríssimos!

Hoje propus-me a escrever sobre o assédio on-line. Não entendam isto como referência apenas ao carácter sexual que lhe possam atribuir. O conceito é bem mais amplo. 

Para ser mais concreta há alguns anos pelo meu início da faculdade, ainda sem internet em casa, acabei por criar um Hi5 pela necessidade que vi premente de ter uma ligação com as amigas da faculdade. Então criei uma conta onde pus algo de mim em partilha. De facto não se passava muito além de algumas mensagens que recebia mas como raramente visitava a página acabavam por ser meros acontecimentos que em nada me afectavam. 

De facto acho que muita gente usa estes meios para o chamado "engate" e não crê que esse não seja o objectivo de outras pessoas. 

Passados alguns anos e já estando um pouco farta de receber convites de pessoas que nada acrescentavam além da sua presença na lista de "amigos", acabei por cancelar a conta. 

Passado algum tempo resolvi criar uma conta no Myspace, neste caso para seguir as minhas bandas preferidas e conhecer novas. Ainda mantenho essa conta activa mas (não sei se partilham da minha opinião) a gestão da página tornou-se difícil e acabei por perder o interesse. 

Pouco tempo depois criei uma conta de Facebook, aqui sim tive um maior impacto relacionado com o tema do tópico. Contrariamente a muita gente, criei a conta para me ligar a alguns amigos que já estavam no Facebook e partilhar os meus gostos e ideias. Também foi um bom meio de divulgar o blog. Desde já obrigado a todos os seguidores que se interessam pelo que faço aqui. 

De facto o assédio no FB passou única e exclusivamente pelo cariz sexual. Desde abordagens despropositadas pelo chat, a mensagens privadas. As pessoas parecem ter "ganho" voz para o seu descaramento. Houve uma altura em que até permaneci off-line no chat tamanha tinha sido a chatice que uma certa pessoa me provocou. Mas aí também assumo a culpa, devia ter "resfolegado",ignorado e apagado o tal sujeito mal começou com a "conversa do costume", em nada alimentada por mim, o que ainda me surpreendeu. De qualquer maneira é mesmo ver e aprender. 
Recentemente comecei a apagar da lista pessoas que, novamente, nada acrescentam além da sua presença na lista. Por isso se alguém se sentir "lesado" exponha a sua situação, o que eu duvido! 

Gostava de acrescentar só mais uma opinião. Conhecem a expressão "gostos não se discutem"? Pois bem, de nada vos adianta criticar uma coisa que eu gosto (ou outros) porque para mim essa opinião tem um valor aproximado de zero. Poupem-se a isso e não se achem tão bons, pois tenho a experiência que nós humanos, somos muito pouco e de nada nos serve a má conduta.
Grata pela atenção!

P.S. - E quanto ao indivíduo que recentemente me disse que "para as pessoas do norte dizer 'prontos' e falar mal faz parte da indumentária", fique a saber que enterrou-se logo com essa saída e de pouco lhe serviu a esperteza saloia (grrr) que me tentou impingir!

3 comentários:

Jose marquess disse...

ha gente muito parva e o que e

Lady Candlelight disse...

Se há :S

Anónimo disse...

Por acaso conheci-te no facebook acho eu :D

Eu gostava do hi5 por dar para mudar o fundo!Odeio aquele azul e branco do facebook...Myspace nunca tive, por acaso.Não tinha net em casa quando começaram essas coisas todas, e criei só um hi5 na escola para me «ligar»a colegas e assim.Quando mudei para o fb apaguei a conta.

Eu sou do Norte e só digo «prontos» muito raramente na brincadeira. E não tenho o hábito de dizer mal por dizer, tipo « aquela gaja é isto e aquilo». Quando muito digo « Não gosto de fulano porque me fez isto de mal e eu nunca lhe fiz nada.» Há gente muito preconceituosa -.-!

Por acaso nunca me aconteceu nada ligado a assédio sexual ( houve só uma vez em que uma rapaz se esticou,, mas deixei de lhe responder e percebeu a ideia), mas acredito que muita gente se dedique a isso nas horas vagas...