terça-feira, 5 de julho de 2011

Aqui pelo Alentejo de momento não existem novidades, tudo segue o seu caminho normal. Está calor e começam a chegar turistas e veraneantes que circulam por estes lados.

Mas existe algo que se renova constantemente e é alimentado principalmente por aqueles que não têm mesmo mais nada para fazer do que se entreterem a vigiar e comentar a vida alheia. 

Não tenho paciência para esse tipo de atitudes e sei bem que não é só aqui que existem esses tipos de pessoas. 
Porém e embora tenha uma vida simples (a combinar com a terra) e me tente abstraír, algumas coisas  são impossíveis de não ver/notar e se há algo que prezo muito é a minha privacidade.

Encontrei esta frase de Plauto que ilustra, em certa medida, o que penso:

"A curiosidade faz-se acompanhar sempre pela maledicência. "

Ora pois, quem comenta a vida alheia aqui não será para tecer elogios e já tive a prova de que aqui muita coisa se sabe e se comenta. 

Em particular a "senhora" que habita no andar por baixo do meu é conhecida por ser uma verdadeira regateira. 
Infelizmente já fui vítima dos seus discursos de seca e sem conteúdo ou o mínimo interesse, adoptei portanto, ainda mais, a atitude de ignorar ao ponto de evitar ao máximo cruzar-me com ela ou permitir que o discurso vá além do cumprimento da praxe. 

Hoje, por exemplo, essa tal pessoa apercebeu-se de eu saír de casa acompanhada (por uma convidada que de certo já lhe disseram ou viu que está cá) e estava na cozinha da sua casa, pelo barulho que ouvimos quando passamos. Circundamos a casa para irmos ao café quando a minha acompanhante exclama "Oh mas a mulher estava na cozinha e já está ali a espreitar pela janela da sala?"!!! 

Pois é caríssimos, a curiosidade é tanta e por algo tão trivial que até desperta vontades em realizar corridas de uma ponta a outra da casa :D eu devo ser mesmo alguém muito importante para ser controlada e espiada assim...

Deste espécimen já soube, por uma antiga colega de trabalho, que foi atrás dela para lhe fazer perguntas sobre mim, quando para cá vim morar. Até que ponto isto chega! Eu não quero envelhecer e tornar-me nisto :S

3 comentários:

Luís Santos disse...

Tens um gesto muito simples para essas pessoas consiste na recolha de todos os dedos da mão a excepção do dedo médio e olha que resulta.....

Blood Tears disse...

Não pude deixar de sorrir, al ler as tuas palavras, porque em plena Lisboa, as coisas acontecem exactamente do mesmo modo! lol

Também sei que não são os locais (embora alguns tenham mais "mentalidades" predispostas a tal), mas as pessoas de massa encefálica muito pequenina, com uma vida tão desinteressante (equivalente à sua existência) que enfada.....

Enfim.... Adopto a mesma atitude de indiferença, e continuo a minha vida como sempre, a dar que falar a pessoas que não tenho paciência para tentar perceber... :P

Como diria uma grande amiga minha: "Been There" ....

Kiss*

Lady Candlelight disse...

Blood Tears: foi realmente um desabafo porque se há pessoa que me irrita quando se cruza comigo é mesmo a senhora do andar de baixo. é conhecida por saber da vida de todos...eu propria ja tive que apanhar secas e ficar a saber de coisas que nao lembram ao diabo sobre gente que mora aqui e nao so! enfim, nao tem mesmo mais nada para fazer aqui a nao ser esperar a morte e ser mal dizente! kisss